Cardápio saudável na prevenção e tratamento da diabetes, da hipertensão e da osteoporose
Cardápio saudável na prevenção e tratamento da diabetes, da hipertensão e da osteoporose
Para manter uma alimentação saudável como forma de prevenir ou minimizar os efeitos das DCNTs (Doenças Crônicas Não Transmissíveis) como a diabetes, a osteoporose e a hipertensão não basta apenas acrescentar algum legume e/ou verdura no prato em uma refeição por dia.
O cardápio saudável para quem busca controlar ou prevenir as consequências destas doenças deve estar baseados em quatro princípios básicos: Rotina, variedade, moderação e equilíbrio.
Para tratar destes princípios e destacar os grupos de alimentos e as dietas benéficas no controle destas doenças, o “Ação Saúde” promove, no próximo dia 23 de agosto (quarta-feira), uma palestra com a nutricionista Laura de Almeida Araujo Limia.
A palestra, que é gratuita e dirigida aos associados e ao público em geral, tem início a partir das 19h, no Salão A da APVE.
Formada em Nutrição pela Univap e com pós-graduação em “Nutrição Aplicada à Terceira Idade” (Universidade São Camilo) e em “Nutrição Clínica (Universidade Estácio de Sá), Laura irá abordar na palestra as principais características de cada doença e as intervenções que uma alimentação equilibrada podem fazer em cada situação.
Para você saber um pouco mais sobre as causas e as consequências da osteoporose, da diabetes Mellitus e da hipertensão listamos as principais características de cada uma delas. Confira:
Osteoporose
Esta doença é muitas vezes relacionada a uma dieta pobre, rica em carnes, gorduras e açúcares refinados. Para evitar a doença, o recomendável é a diminuição do consumo excessivo desses alimentos. Uma dieta adequada e a ingestão de alimentos ricos em cálcio melhora absorção deste mineral e previne a osteoporose.
Diabetes Mellitus
A genética tem a sua quota de responsabilidade, mas logo a seguir surge a obesidade como principal causa da diabetes tipo II, o tipo mais frequente e que começa a surgir em idades cada vez mais precoces. A acumulação de tecido adiposo, principalmente na zona abdominal, perturba o normal funcionamento das células na transformação da glicose em energia e leva a uma condição conhecida como resistência à insulina. O aumento da glicose circulante conduz ao desenvolvimento da diabetes do tipo II.
Hipertensão
Fator de risco para doenças cardiovasculares, a hipertensão é o aumento da pressão arterial. Para prevenir o seu aparecimento, é importante reduzir o consumo de sal de cozinha e alimentos ricos em sódio, como os industrializados. Praticar atividades físicas também é importante.
Confira novamente a data e horário da Palestra e participe!
AÇÃO SAÚDE
PALESTRA: “UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA DIABETES MELLITUS, HIPERTENSÃO ARTERIAL E OSTEOPOROSE”
Data: 23/08/2023, quarta-feira
Horário: 19h
Informações: 39255200
Evento gratuito e aberto ao público
Local: APVE- salão A
Alameda Cândido Marciano Leite, 88 - Vila Bethânia, São José dos Campos - SP, 12245-486