Ação Saúde: Combate ao Tabagismo

Projeto Ação Saúde esclarece dúvidas e mostra os benefícios de uma vida sem tabaco
No início do século XX, a sociedade não precisou de muito tempo para suspeitar que o tabaco estava ligado a uma série de doenças, mas foi a partir da década de 1960 que a má fama do cigarro foi comprovada com as primeiras publicações científicas sobre os seus malefícios.
A partir de então, além dos estudos, surgiram as primeiras campanhas antitabagistas para combater o que hoje é reconhecido como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como álcool, cocaína e heroína.
É sobre os malefícios, sobre as evidências cada vez mais claras sobre os prejuízos à saúde, mas também sobre as orientações para se deixar de fumar e os benefícios desta decisão que a próxima edição do “Ação Saúde – Tabagismo” vai tratar.
O evento, que será aberto ao público, irá acontecer no dia 20 de agosto (terça-feira), na APVE, e conta com uma programação de palestras e atividades físicas, entre outras atrações que começam às 9h e terminam às 16h.
O tabagismo e as doenças
São mais de 50 doenças relacionadas ao consumo de cigarro. Estatísticas revelam que os fumantes, comparados aos não fumantes, apresentam um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão, 5 vezes maior de sofrer infarto, 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar e 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral.
Os benefícios imediatos de se parar de fumar
Após 20 minutos a pressão sangüínea e a pulsação voltam ao normal. Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue do fumante. Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza. De 12 a 24 horas após o último cigarro, os pulmões já funcionam melhor.
Após 2 dias, o olfato já percebe melhor o cheiro e o paladar já está mais sensível. Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora. Após 1 ano, o risco de morte por infarto já foi reduzido pela metade. De 5 a 10 anos depois de parar de fumar, o risco de infarto será igual ao de pessoas que nunca fumaram. Portanto, se você é fumante, pare de fumar, se convive com alguém que fume, ajude-o a vencer essa batalha!
AÇÃO SAÚDE – TABAGISMO
Data: 20/08/2024, terça-feira
Horário: 9h – 16h00
Evento gratuito e aberto ao público
Local: APVE- salão A
Alameda Cândido Marciano Leite, 88 - Vila Bethânia, São José dos Campos - SP, 12245-486
PROGRAMAÇÃO:
- 9h: Abertura com Café da Manhã
- 9h30: Palestra "A importância do Combate ao Tabagismo"
- 10h30: Palestra "Dia Nacional do Combate ao Fumo"
- 11h: Aula de Alongamento
- 11h30: Sorteio de um Massageador
- 15h: Palestra "A importância do Combate ao Tabagismo"
- 16h: Encerramento
EXPOSITORES:
- Unimed: Palestras e Brindes
- Energy: Produtos de Bem-Estar
- Santa Casa: Palestra e Alongamento
- Renopas: Cadastro de Nota Fiscal Amiga
- APVE: Campanha de Atualização Cadastral
- Droga Raia: Análise Capilar, Aferição de Pressão Arterial, Glicemia e Bioimpedância.