Farmácia APVE

Os associados, dependentes e agregados da APVE têm à disposição uma Farmácia Comunitária para distribuição de medicamentos gratuitos. A Farmácia “Danilo Stanzani”, foi inaugurada no dia 22 de novembro de 2012, com o objetivo de atender os associados da APVE e conveniados dos planos. O trabalho é social e sem fins lucrativos, a farmácia recebe doações de medicamentos e os repassam aos associados.  

 

 A Farmácia APVE, “Danilo Stanzani” conta com profissionais gabaritadas para melhor atendê-los, com a presença da farmacêutica em todo horário de funcionamento, que presta assistência farmacêutica de qualidade, esclarecendo dúvidas, e orientando para que o paciente receba o medicamento de acordo com a prescrição médica e o administre da maneira correta.

Assistência farmacêutica: é o conjunto de ações e serviços com vistas a assegurar a assistência terapêutica integral, a promoção e a recuperação da saúde das pessoas debilitadas.

Nossa farmácia é mantida através de recebimentos de doações, cujos medicamentos precisam estar dentro do prazo de validade e na embalagem original lacrada. Se você tiver medicamentos nestas condições em casa, pode nos trazer e ajudar outras pessoas.

Quando a farmácia APVE recebe as doações é feita uma triagem para verificar quais os medicamentos são utilizados pelos nossos pacientes, os medicamentos que não vamos utilizar, são repassados para outras instituições para que sejam aproveitados, contribuindo assim, para que outros pacientes tenham acesso aos medicamentos e para que não se haja perda dos mesmos.

Os medicamentos contidos em nosso estoque são recebidos por doadores de diversas instituições, desta forma, não temos todo tipo de medicação como em uma drogaria convencional, pois dependemos das doações para manter o estoque da Farmácia APVE que é rotativo e aleatório.

Contamos com medicamentos para diversas patologias, sendo a maioria medicamentos de uso contínuo. Ex: Anticoncepcionais, anti-hipertensivos, relaxante muscular, antialérgicos, medicamentos para diabetes, entre outros.

Para retirar o medicamento é necessária a apresentação da receita médica original dentro da validade, juntamente com o número do associado ou a carteirinha do seu plano de saúde.

 

Validade da receita:

PORTARIA N° 338/2014

Art.8° As receitas terão validade de 30 dias contados a partir da data da sua emissão.

1° As receitas de medicamentos para tratamento de condições crônicas que expressem o termo “uso contínuo” terão validade de 180 dias de tratamento, contados a partir da data de sua emissão.

2° A validade da receita de contraceptivos hormonais será de 365 dias de tratamento, a partir da data de sua emissão, desde que expressa a condição “uso contínuo”. Caso contrário deverá se respeitar a duração do tratamento expressa pelo prescritor não ultrapassando 365 dias.

Você não precisa ir até a Farmácia APVE, para verificar se tem o seu medicamento, basta ligar para o número (12) 3925-5201 ou enviar a foto da receita por WhatsApp (12) 3925-5200 (opção 4), que a farmacêutica e nossa auxiliar técnica verifica a disponibilidade do medicamento descrito.

 

Orientações:

Fique atento à Automedicação.
 A automedicação é a utilização de medicamentos por conta própria ou por indicação de pessoas não habilitadas, para tratamento de doenças cujos sintomas são “percebidos” pelo usuário, sem a avaliação prévia de um profissional de saúde (médico ou odontólogo). 
Existem vários riscos ao recorrer a automedicação, e uma das preocupações é o risco de intoxicação. 
Os analgésicos, os antitérmicos e os anti-inflamatórios representam as classes de medicamentos que mais intoxicam.
Por isso antes de se automedicar, consulte a farmacêutica responsável, assim, ela fornecerá todas as recomendações para que o medicamento seja administrado de uma a forma correta, e se houver necessidade, o paciente será orientado para consultar um profissional habilitado da área pertinente para a realização de um diagnóstico e um possível tratamento.

Descarte de medicamento.

Todo medicamento contém substâncias químicas que são potencialmente prejudiciais à Saúde Pública e ao Meio Ambiente, pois podem contaminar o solo e a água que consumimos, por isso, não devem ser descartados no lixo comum, na pia ou no vaso sanitário.

Os medicamentos vencidos podem ser entregues nas UBS e drogarias de rede e particular, de acordo com a lei municipal de São José dos Campos-LEI N°. 8399/11 DE 07 DE JUNHO DE 2011

A Farmácia da APVE disponibiliza um espaço exclusivo para descarte de medicamentos vencidos.

Bulas, caixas e blisters vazio devem ser depositados em um lixo reciclável, pode ser o da sua casa. 

Blister com o medicamento vencido, pomadas, frascos, colírios (dentro da sua embalagem original) devem ser depositados no lixo específico.  

Atenção: Não descartamos agulhas seringas e perfuro cortantes. 

Nota Importante: Não consuma medicamentos vencidos e não jogue fora em sua casa, ou em local impróprio, contribua para a sua saúde e para a conservação do meio ambiente!

Expediente:
A Farmácia Comunitária APVE “Danilo Stanzani” funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h45.
Contato: Telefone (12) 3925-5201 e WhatsApp (12) 3925-5200 (opção 4)

E-mail farmacia@apve.com.br
 

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Perguntas frequentes:

        1. Como funciona o atendimento da farmácia? 

A farmácia é abastecida de doações, onde constantemente a equipe da farmácia e assistência social realiza a busca de medicamentos, para atender e repassar para os associados. 

        2. O que preciso para retirar meu medicamento 

O atendimento é feito dentro das seguintes regras: 

  • Estar ativo no sistema. 

  •  Trazer em mãos o receituário médico original dentro da validade para carimbar e dar baixa.  

  • Atendemos de acordo com a disponibilidade da medicação e princípio ativo do medicamento. 

  •  Se for de uso contínuo, dispensamos a cada 30 dias com o intuito de atender o maior número de pessoas, sendo que nosso estoque é rotativo e aleatório. 

  • Não trabalhamos com medicamentos de controle especial. 

   Validade da receita: 

De acordo com a legislação, a validade da receita é: 

  • Antibiótico 10 dias 

  • Uso contínuo 180 dias 

  • Hormônio 365 dias 

  • Ou de acordo com a posologia dentro do mês/dias. 

 

Receituário de assinatura digital. 

A farmacêutica precisa do arquivo em PDF para validar a assinatura do médico, e se de uso contínuo arquivamos em nosso sistema, e atendemos a cada 30 dias o tratamento de acordo com a disponibilidade do medicamento. 

Caso não consiga abrir o arquivo da receita recebido pelo médico, nos auxiliamos os associados no momento do atendimento.  

Não é necessária a impressão da receita. 

Não trabalhamos com medicamentos de controle especial. 

 

3- Farmácia Comunitária:

Seg a Sex: das 8h às 12h e das 13h às 17h45

 

4- Medicamentos vencidos, onde e como descartar? 

Os medicamentos vencidos podem ser entregues nas UBS e drogarias de rede e particular, de acordo com a lei municipal  

Bulas e caixas devem ser depositados em um lixo reciclável, pode ser o da sua casa. 

Blister com o medicamento vencido, pomadas, frascos, colírios devem ser depositados no lixo específico.  

Atenção: Não descartamos agulhas seringas e perfuro cortantes. 

Os medicamentos vencidos podem também ser entregue nas UBS e drogarias de rede e particular, de acordo com a lei municipal. 

 

5 - Como retirar medicamentos disponíveis na rede pública, alto custo?

Os processos de medicamentos de alto custo do Estado, que antes eram abertos nas UBSs Resolve, começam a ser solicitados e renovados somente pela Farmácia Central a partir desta segunda-feira (10). A mudança visa garantir mais eficiência aos pacientes.

Anteriormente, os processos eram abertos nas Unidades Básicas de Saúde, de forma restrita, em um dia da semana por se tratar de um serviço de Especialidades.

A mudança garante a melhoria do serviço, pois os preenchimentos de formulários para a solicitação dos medicamentos podem ser feitos diariamente de segunda a sexta, das 8h às 17h, sob agendamento no 156. Em junho, a Farmácia Central ganhou um novo espaço, projetado para o serviço.

Medicamentos

Os medicamentos de alto custo geralmente são itens cujo valor excede a centenas ou milhares de reais. Os remédios são utilizados no tratamento de doenças crônicas, câncer, hepatite, artrite reumatoide, diabetes mellitus tipo 1, doença de Crohn, Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla, insuficiência renal, asma, doenças cardiovasculares, entre outras, sendo fornecidos dentro de critérios pré-estabelecidos e enquanto perdurar o tratamento.

Documentos para solicitar medicamentos

Os documentos necessários para a solicitação são: Cartão Nacional de Saúde (cartão do SUS), documento de identidade válido, o CPF e um comprovante de residência, o CRA e a prescrição médica.

Serviço

A Farmácia Central atende na UES (Unidade de Especialidades de Saúde) 1, na avenida Madre Teresa, 449, região central de São José dos Campos, em frente ao Banhado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A Farmácia Central realiza a dispensação de medicamentos de alto custo somente mediante processo pleiteado junto ao Estado, seguindo protocolos e os critérios definidos pelo governo estadual.

Este atendimento é realizado mediante agendamento feito diretamente no site da Prefeitura ou pela Central 156 (telefone e site), onde, além dos agendamentos, também pode ser verificada a disponibilidade dos medicamentos.